Área de Sócio

Congresso Português de Aterosclerose 2017

86th EAS Congress em Lisboa

86th EAS Congress em Lisboa

Aterosclerose - o que é?

aterosclerose saiba como reconhecê-la

A SOCIEDADE PORTUGUESA DE ATEROSCLEROSE tem 20 anos

A 13 de Março de 1991 foi criada a Associação “ Sociedade Portuguesa de Aterosclerose – S.P.A.” que tem por objectivo, “ promover o estudo, investigação, prevenção e tratamento da aterosclerose nos seus diferentes aspectos clínicos e manifestações clínicas, entendendo-se a aterosclerose como uma entidade nosológica polifactorial e multidisciplinar”.

Desde 2005, a Sociedade é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública.

Como Presidente recém-eleito da S.P.A. para o triénio 2011-2014, saúdo os 6 outorgantes que compareceram no Cartório Notarial de Lisboa na assinatura da escritura de criação da SPA: Prof. Dr. Polybio Serra e Silva, Prof. Dr. Martins Correia, Prof. Dr. Manuel Carrageta, Prof. Dr. Virgílio Durão, Prof. Dr. Pereira Miguel e Prof. Dr. Rocha Gonçalves.

Estamos a comemorar os 20 anos da S.P.A.. E, aniversário é sempre momento de balanço e reflexão.

À “natureza polifactorial e multidisciplinar” da doença aterosclerótica, a S.P.A estruturou-se com um “conceito integrador”.

A S.P.A. tem de juntar forças com outras sociedades e associações que trabalham activamente no terreno e que têm como objectivo comum a prevenção, o diagnóstico e a terapêutica da doença aterosclerótica. Mas este percurso deve ser acompanhado por um crescimento centrífugo e a Sociedade tem de se “abrir” para:

  • estimular o desenvolvimento de projectos de investigação clínica da doença vascular aterosclerótica e das doenças metabólicas relacionadas como a diabetes mellitus tipo 2 e a síndrome metabólica.

  • criação de bolsas de estudo para investigadores e clínicos que desenvolvam projectos na área da aterosclerose.

  • colaborar com outras Associações e Sociedades Científicas nacionais e internacionais que visem a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença vascular aterosclerótica, com especial relevo junto dos especialistas de Medicina Geral e Familiar.

É objectivo desta Direcção promover a interacção entre diferentes grupos, de forma a assegurar que a investigação científica se torne visível na prática clínica, na vertente preventiva e terapêutica.

O suporte, promoção e organização anual do Congresso científico nacional da S.P.A., tem sido o evento central das actividades.

A prevenção da doença aterosclerótica não pode ser responsabilidade apenas dos decisores políticos e dos profissionais de saúde. Importa envolver e co-responsabilizar a comunidade civil.

A S.P.A. tem de se adaptar e acompanhar os tempos da modernidade. A comunicação entre a S.P.A. e os seus sócios e, também, o público, através do nosso portal, tem de ser melhorada.

 

"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje."
Provérbio Chinês

 

Alberto Mello e Silva
Presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, triénio 2015-2017