Área de Sócio

30.º aniversário

PRIMARY CARE SUMMIT ACADEMY 2022

PCS Academy

Hipercolesterolemia Familiar (HF)

 

Materiais informativos

Hipercolesterolemia Familiar (HF)

Desenvolvidos pelo “International FH Paediatric Register”.

Uma cortesia do Grupo de Investigação Cardiovascular do INSA para chegar as famílias com crianças com FH para que melhor compreendam a sua doença e vivam melhor com ela.

Foram desenvolvidos para idades diferentes com conteúdos adaptados:

No âmbito do CPA 2020 a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose em conjunto com a Daiichi Sankyo lançou a Bolsa de Investigação AKIRA 2020,  uma vez que a 28.ª edição do evento teve como objetivo uma grande aposta na área da investigação.

O IX Curso de Lipidologia da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) decorreu entre os dias 11 e 15 de julho, em formato virtual.

A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) instituiu a “Bolsa de Investigação da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose” com o objetivo de incentivar a realização, principalmente nas camadas mais jovens, de projetos de investigação que contribuam para melhorar o conhecimento sobre os mecanismos associados ao desenvolvimento da doença cardiovascular aterogénica e sobre os seus principais fatores de risco, bem como para melhorar as estratégicas de intervenção em prevenção (primária ou secundária) ou tratamento (farmacológico ou baseado em modificações do estilo de vida).

Caracterizada pelos níveis elevados de triglicéridos, a síndrome de quilomicronemia familiar é uma patologia muito rara, cujo subdiagnostico leva ao aparecimento de pancreatites agudas que podem culminar em complicações crónicas ou até mesmo na morte dos doentes.