Algarve organiza 18º Congresso Nacional de Aterosclerose
publicado em SPA nos Media
17/09/2010
O Algarve acolhe entre os dias 15 e 17 de Outubro o 18º Congresso Nacional de Aterosclerose. A iniciativa, que decorre no Hotel Tivoli Vitória, em Vilamoura, reúne conceituados especialistas em torno de temas relacionados com a patologia, proporcionando uma abordagem exaustiva dos principais factores de risco da doença aterosclerótica. A conferência inaugural, sob o tema “Educação nas Doenças Crónicas”, está agendada para as 10:30 horas e vai ser proferida por José Manuel Boavida, Luisa Arez e António Almada Cardoso.
Para além dos simpósios e apresentação de comunicações e exposição de posters durante todos os dias do evento, destaque no primeiro dia para a sessão conjunta entre a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e a Sociedade Espanhola de Aterosclerose, pelas 14:30h, e para a conferência “Doenças Auto-Imunes e Aterosclerose”, pelas 17:30h, proferida por Carlos Ferreira, Frederico José Teixeira e José Pereira de Moura.
No sábado, dia 16 de Outubro, o enfoque vai para a conferência sob o tema “Estatinas – Onde nos leva a evidência”, apresentada por Carlos Rabaçal e por Pastor Santos Silva.
Destaque, às 10:30h para a sessão conjunta entre a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e a Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral onde vão falar José Manuel Silva, Rubina Correia. A moderação do painel fica a cargo de Mário Espiga de Macedo, Luciana Couto e Paulo Simões.
Na parte da tarde, para além das outras intervenções, às 14:30h tem lugar a conferência: “Actualização das Recomendações Internacionais à luz dos últimos ensaios clínicos na abordagem e tratamento da Diabetes Mellitus”, proferida por Carlos Godinho, Maria Elisabete Rodrigues e Maria Isabel Azevedo.
“Intervenção Comunitária e Mudanças do Estilo de Vida” é o tema do debate que está marcado para as 15:00h e que conta com as presenças de Carlos Marzagão, Macário Correia e Paulo Morgado. Às 16:30h, Fernando Santos e João Mascarenhas d’Araújo, participam numa mesa redonda sobre “Mecanismos afectando o Risco Cardiovascular: quando tratar?”.
No último dia, 17 de Outubro, vão estar em cima da mesa temas como “Outros Factores de Risco Cardiovasculares”, pelas 10:30h, “A Poluição Atmosférica”, “A Variação Sazonal” e as “As Perturbações do Sono”.
Às 12:00h tem lugar a conferência de encerramento sob o tema “A Arte e a Cultura, Perspectiva Histórica Pessoal”.