Bolsa AKIRA atribuída a um projeto que pretende levar a “respostas e resultados promissores”


publicado em Notícias

10/07/2023


A Dr.ª Ana Rita Ramalho e a Dr.ª Cristiane Pais Macedo, internas de Medicina Interna no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foram distinguidas com a Bolsa AKIRA 2023, no valor de 10 mil euros, pelo projeto “Expose Atherosclerosis – Related Low injury: the ATHEROma study”. A atribuição da bolsa contou ainda com a participação do Dr. João Sequeira Duarte, presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, e da Dr.ª Carla Teixeira, therapeutic scientific advisor Daiichi Sankyo. Assista ao vídeo.

Na sua terceira edição, a bolsa AKIRA foi atribuída a um projeto que estuda os marcadores da doença aterosclerótica, altamente prevalente a nível mundial, com o intuito de “diagnosticar o mais cedo possível, quando é que essa doença é subclínica, antes dos eventos major como o enfarte ou o AVC”, salienta a Dr.ª Ana Rita Ramalho. Nesse sentido, “é com grande alegria que recebemos este prémio, uma vez que possibilita uma investigação muito mais fundamentada”, destaca a Dr.ª Cristiane Pais Macedo.

O Dr. João Sequeira Duarte reflete na importância dos apoios à investigação clínica e acrescenta: “Contamos com esta equipa multidisciplinar, formada em Coimbra, para acrescentar saber e para ultrapassar as fronteiras de conhecimento existentes, usando metodologias inovadoras”.

“Enriquecer a saúde dos doentes e contribuir para a ciência” é o principal objetivo da Daiichi Sankyo e, por isso, a Dr.ª Carla Teixeira avança que a quarta edição da bolsa AKIRA será lançada em outubro.p>