A SPA apoia a vacinação contra a SARS-CoV-2
publicado em Notícias
16/02/2021
A COVID-19 pode afetar qualquer um de nós. Em 2021 com o aparecimento de várias vacinas contra o SARS-CoV-2, reapareceu a esperança de conseguirmos controlar esta doença. Os desafios da distribuição e da administração da vacina a toda a população são grandes e vai demorar o seu tempo. A SPA como sociedade científica apoia os programas de vacinação e recomenda que todos sejamos vacinados.
É importante enfatizar que a doença cardiovascular aterosclerótica persiste como a causa número um de morte e invalidez em Portugal e todos devemos continuar trabalhando, para a combater e prevenir.
A Sociedade Internacional de Aterosclerose (IAS) da qual a SPA é membro, relembra que em ensaios clínicos realizados com vacinas anti-Covid-19 foram incluídos doentes com doenças cardiovasculares, tendo a eficácia e segurança sido comparáveis com os voluntários saudáveis. Em setembro de 2020 a IAS promoveu uma conferência onde estas questões foram apresentadas de forma detalhada numa discussão de especialistas sobre ensaios terapêuticos, ensaios de vacinas, abordagens e considerações para combater a pandemia de SARS-CoV-2. Podem ser consultadas aqui.
A SPA recomenda que sigam as recomendações das autoridades e relembra que apesar do confinamento, devemos manter uma dieta equilibrada, atividade física regular e cumprir todas as recomendações dos médicos assistentes.