Abordagem das Dislipidemias à luz das Guidelines da ESC/EAS 2019


publicado em Notícias

05/03/2021


A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, com o apoio da Novartis, lança a publicação “Abordagem das Dislipidemias à luz das Guidelines da ESC/EAS 2019”.

Sob a coordenação dos Profs. Doutores José Pereira de Moura e Luciana Couto, este trabalho focou-se na abordagem terapêutica das perturbações do metabolismo lipídico, baseando-se nas Guidelines Europeias de 2019.

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte na Europa (mais de 4 milhões de mortes por ano), especialmente devido ao enfarte agudo do miocárdio (EAM) e ao acidente vascular cerebral. O seu início começa, contudo, muitos anos antes, com o desenvolvimento do processo aterosclerótico, devido a múltiplos fatores de risco cardiovascular, com diferentes impactos no risco global. A prevenção da doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA) tem de ter em conta a influência de fatores de risco (FR), como as dislipidemias, a hipertensão arterial, a diabetes, a obesidade e o tabagismo. A dislipidemia, como o principal fator de risco para a doença coronária, e um dos principais para doença vascular cerebral, tem de ser encarada no contexto do risco cardiovascular global (RCV).

Consulte a publicação aqui.