Aterosclerose coronária sob o olhar da Dr.ª Sílvia Monteiro
publicado em Notícias
02/11/2023
“A nossa grande missão enquanto comunidade científica é identificar o risco cardiovascular dos nossos doentes de forma a modificar o seu estilo de vida e a iniciar terapêuticas preventivas.” A Dr.ª Sílvia Monteiro, da Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, moderou a sessão sobre aterosclerose coronária, no XXXI Congresso Português de Aterosclerose. Em entrevista, destaca que “as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal” e enumera as principais conclusões da sessão. Veja o vídeo.
Com foco na sessão “Score de cálcio versus angio TC. O que escolher?” do Prof. Doutor António Ferreira, a moderadora destaca que os “métodos muito válidos que ajudam a estratificar melhor e a classificar o risco que os doentes ou das pessoas com eventual risco cardiovascular em relação aos scores são inovadores”, no entanto, não estão acessíveis a toda a população em Portugal. Apesar deste obstáculo, a especialista defende que o mais importante é “avaliar clinicamente os fatores de risco dos doentes e vencer a inércia de otimizar as terapêuticas”.
Já a Prof.ª Doutora Cristina Gavina palestrou sobre “EAM no jovem. Particularidades”, sobre a qual a moderadora destaca que “o enfarte em idades jovens não é tão raro como se possa pensar”, com uma incidência de cerca de 11 %.
Comparativamente com os doentes mais idosos, as causas e o impacto dos doentes de risco são diferentes, destacando a carga do tabagismo e da dislipidemia. Perante esta situação, a especialista defende que “é importante a prevenção e pensar que os jovens também podem ter fatores de risco importantes que devem ser logo tratados”.
Por fim, também sobre este tema, acredita que existe uma necessidade notória de “informar a população e aumentar a literacia do doente jovem para identificar e valoriza os sintomas”.