Bolsa AKIRA 24/25 atribuída a projeto de investigação no campo da hipercolesterolemia familiar heterozigótica

Bolsa AKIRA 24/25 atribuída a projeto de investigação no campo da hipercolesterolemia familiar heterozigótica


publicado em Notícias

04/11/2025


A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) e a Daiichi Sankyo voltam a premiar a excelência da investigação nacional através da 5.ª edição da Bolsa de Investigação AKIRA, atribuída a Patrício Aguiar pelo estudo “Influência do sistema nervoso autónomo na heterogeneidade fenotípica dos doentes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica”. Em entrevista, o investigador detalha o projeto vencedor e a sua relevância, enquanto Francisco Araújo, presidente da SPA, celebra o impacto da parceria e anuncia a abertura das inscrições para a Bolsa de Investigação AKIRA 25/26. Assista às entrevistas.

Foi na cerimónia de abertura do XXXIII Congresso Português de Aterosclerose que se ficou a conhecer o vencedor da 5.ª edição da Bolsa de Investigação AKIRA, Patrício Aguiar, que em entrevista à News Farma, descreve o projeto de investigação, intitulado “Influência do sistema nervoso autónomo na heterogeneidade fenotípica dos doentes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica”.

O objetivo é “compreender que outros fatores, além da própria hipercolesterolemia familiar heterozigótica”, podem fazer com que estes doentes tenham um “risco vascular um pouco diferente uns dos outros”. O investigador sublinha que estes doentes “não são fenotipicamente iguais”, já que alguns apresentam elevada carga de colesterol LDL, mas não manifestam eventos vasculares até fases tardias da vida, e outros que os manifestam em fases muito precoces.

Patrício Aguiar afirma que investigar a causa desta heterogeneidade “é essencial para a definição de melhores estratégias terapêuticas”. Por isso, espera-se que o estudo de aspetos como a influência do sistema nervoso autónomo ou a disfunção endotelial permita “fazer com que existam estratégias preventivas que possam ser introduzidas de forma mais precoce”.

O especialista em Medicina Interna da Unidade Local de Saúde de Santa Maria e membro da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) destaca a importância deste tipo de iniciativas, que permitem “levar a cabo projetos que, de outra forma, poderiam ser difíceis por questões relacionadas com o próprio financiamento”. Na sua perspetiva, o apoio da Bolsa de Investigação AKIRA é vital porque, sem este financiamento inicial, o projeto não seria desencadeado do ponto de vista prático.

Mais-valias da Bolsa AKIRA e lançamento da 6.ª edição

O presidente da SPA, Francisco Araújo, realça o impacto da Bolsa AKIRA, afirmando que esta iniciativa se tem revelado importante para a investigação realizada em Portugal por investigadores nacionais, abrangendo temas muito diversos, “desde a doença mental, à epidemiologia e à ciência básica”.

Sobre o projeto premiado nesta 5.ª edição, o especialista mostra-se muito satisfeito com a “mistura entre dois componentes”, a hipercolesterolemia familiar e o sistema nervoso autónomo.

Francisco Araújo manifesta-se ainda “muito contente com esta parceria” entre a SPA e a Daiichi Sankyo e anuncia a abertura das candidaturas à 6.ª edição da Bolsa de Investigação AKIRA, que decorrerá entre 31 de outubro e 30 de abril de 2026 (mais informações aqui).

O apelo do presidente da SPA aos investigadores é para que usem o tempo disponível “para pensar, desenhar e delinear a estratégia de investigação que querem fazer”. Os projetos submetidos serão avaliados “com muita atenção”.