Bolsa de Investigação AKIRA 2022: “Ferramenta” de promoção à investigação científica


publicado em Notícias

22/09/2022


A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), em parceria com a Daiichi Sankyo, atribuiu a distinção da Bolsa de Investigação AKIRA 21/22, no âmbito do XXVIII Congresso Português de Aterosclerose. O projeto intitulado “MentHA RISK – Mental Health and Aging” foi o vencedor e o seu primeiro autor, Dr. Pedro Machado dos Santos, recebeu pelas mãos do Dr. João Sequeira Duarte, presidente da SPA, e da Dr.ª Carla Teixeira, representante da Daiichi Sankyo, o prémio contemplado. A My Cardiologia marcou presença na cerimónia e entrevistou os intervenientes.

“Este prémio reconhece o nosso percurso, mas representa também um incentivo à continuidade do trabalho que nos propomos a fazer, e para o qual estamos motivados com esta ligação à SPA”, enaltece o Dr. Pedro Machado dos Santos, sobre o significado de vencer este prémio.

Confessa que trabalhar na área da Saúde Mental é, por si só, desafiante, devido ao estigma tradicionalmente associado, mas também à presença do tema “em todas as áreas da nossa vida”. O autor do estudo afirma que esta atribuição vai permitir continuar na procura de novas evidências científicas nas áreas comuns entre a Saúde Mental e a doença cardiovascular, o que representa um estímulo para quem se dedica a encontrar soluções que possibilitem uma maior quantidade e uma melhor qualidade de vida para os doentes. 

A SPA e a Daiichi Sankyo demonstraram, por via dos seus representantes, uma forte satisfação na atribuição de mais uma edição da Bolsa de Investigação AKIRA.

As vantagens desta aliança são reforçadas pelo Dr. João Sequeira Duarte que viu esta edição da Bolsa AKIRA com uma “ferramenta” de promoção à investigação científica numa população de doentes sobre a qual existe pouca informação. Por este facto, o presidente da SPA considerou perentório reconhecer o trabalho premiado, pela importância de identificar e descrever este grupo de doentes na população portuguesa, de forma a aprimorar as “intervenções de uma forma mais adequada e consistente”.

A Dr.ª Carla Teixeira aponta a missão de contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos doentes como o motor para a Daiichi Sankyo apoiar a investigação científica. Segundo a therapeutic scientific advisor, para além da sua própria atividade de investigação e desenvolvimento, a farmacêutica, através da bolsa AKIRA, “pretende oferecer uma oportunidade a investigadores externos que estejam interessados em conduzir a sua própria investigação” e foi, neste sentido, que mais uma vez se aliou à SPA.

Por fim, deste matrimónio em prol da investigação científica entre a SPA e a Daiichi Sankyo nascerá uma terceira edição da Bolsa de Investigação AKIRA que permitirá o apoio de iniciativas que perspetivem o desenvolvimento da Medicina em doença aterosclerótica no futuro.