Dia Mundial da Hipercolesterolemia Familiar marcado pelos 25 anos do Estudo Português de HF
publicado em Notícias
30/09/2024
Celebrou-se, no dia 24 de setembro, o Dia Mundial da Hipercolesterolemia Familiar (HF), uma doença genética que afeta milhões de pessoas, conduzindo ao aumento significativo dos níveis de colesterol LDL desde o nascimento. Sem tratamento adequado, a HF eleva o risco de doenças cardiovasculares. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para controlar esta patologia.
Este ano, celebra-se também os 25 anos do Estudo Português de Hipercolesterolemia Familiar, um marco importante na investigação e tratamento da doença em Portugal. Neste âmbito, realizou-se uma reunião científica, nos dias 27 e 28 de setembro, em Cascais, na Casa de Historias da Paula Rego, em que a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose teve o prazer de participar.
Iniciado em 1999, o estudo foi pioneiro na identificação de casos familiares e na implementação de estratégias de tratamento, com o objetivo de diminuir a mortalidade precoce associada à HF. Ao longo das últimas duas décadas e meia, este projeto contribuiu para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde e aumentou a conscientização sobre a importância do rastreio familiar, o que tem sido crucial na identificação de novos casos e na melhoria da qualidade de vida dos doentes.