Em pessoas com a pressão arterial bem controlada, o consumo de café é provavelmente seguro


publicado em Notícias

26/07/2018


Uma nova metanálise

O café é uma das bebidas mais consumidas, e alguns estudos têm sugerido que pode estar relacionado com a doença cardiovascular (DCV), a principal causa mortalidade no mundo ocidental. Esta revisão avalia as evidências sobre o efeito de consumo habitual de café na incidência e mortalidade por DCV. A revisão é baseada principalmente em estudos observacionais e meta-análises da literatura.

Em pessoas saudáveis, em comparação com os que não consumem café, o consumo habitual de 3-5 chávenas de café por dia está associada a uma redução de 15% no risco de DCV, e o consumo mais elevado não foi associado a maior risco de DCV. Além disso, em comparação com nenhuma ingestão de café, o consumo usual de 1-5 chávenas/ dia está associado com menor risco de morte. Em pessoas que já sofreram um evento CV, o consumo habitual não aumenta o risco de DCV recorrente ou morte.

Contudo os hipertensos, com pressão arterial não controlada devem evitar consumir grandes doses de cafeína.

 

Referência:

Rodríguez-Artalejo F(1)(2)(3), López-García E(1)(2)(3). Coffee Consumption and Cardiovascular Disease: A Condensed Review of Epidemiological Evidence and Mechanisms. Ref. J Agric Food Chem. 2018 May 30;66(21)