Consenso de dislipidemia aterogénica em Portugal (CODAP)
publicado em Highlights
11/12/2018
Tendo em consideração a relevância da dislipidemia aterogénica (DA) no risco residual da DCV e com o intuito de gerar um consenso relativamente à definição, diagnóstico e melhor terapêutica para doentes com DA e também de contribuir para uma uniformização da prática clínica na DA, a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose realizou o estudo CODAP – Consenso Dislipidemia Aterogénica Portugal, que contou com o apoio da Tecnimede.
O trabalho foi apresentado pelo coordenador da Comissão Científica, Alberto Mello e Silva, durante o XXVI Congresso Português de Aterosclerose. A Comissão Científica do estudo CODAP integra o cardiologista Carlos Aguiar, o endocrinologista João Sequeira Duarte, a especialista em MGF Luciana Couto, e os internistas Manuel Teixeira Veríssimo e Pedro Marques da Silva.
O estudo consistiu na aplicação de um questionário a um painel multidisciplinar de peritos seguindo uma metodologia Delphi modificada. Foram convidados para responder ao questionário 50 médicos especialistas: 12 da Cardiologia, 17 da Endocrinologia, 11 da Medicina Interna e 10 da Medicina Geral e Familiar. O questionário constou de 43 afirmações divididas em 6 tópicos: definição (3), epidemiologia (3), risco cardiovascular associado à DL (7), deteção e diagnóstico (8), objetivos terapêuticos (7) e tratamento (15). A taxa de participação foi 68% e 66 % nas 1.ª e 2.ª rondas, respetivamente. A maioria dos itens (88,4%) foram consensuais. Os médicos inquiridos mostraram estar familiarizados com o conceito e com a importância da dislipidemia aterogénica, e as poucas situações de ausência de consenso estão relacionadas com o conhecimento, interpretação e valorização da evidência científica.