Estudo lança novos dados sobre relação entre diabetes e insuficiência cardíaca


publicado em Highlights

06/02/2020


Um estudo populacional publicado na Mayo Clinic Proceedings revelou que a diabetes é um fator de risco independente para a insuficiência cardíaca, apoiando o conceito de cardiomiopatia diabética. A investigação concluiu que, mesmo na ausência de uma patologia cardíaca, as pessoas com diabetes não deixam de apresentar maior risco de insuficiência cardíaca, em comparação com as pessoas que não têm diabetes.

O estudo analisou um grupo de 2042 habitantes do condado de Olmsted, onde os participantes foram comparados no que respeita à sua idade, hipertensão, género, doença arterial coronária e disfunção diastólica. Ao longo dos 10 anos de investigação, 21% dos doentes diabéticos apresentaram insuficiência cardíaca, independentemente de outras causas, contrastando com os participantes não diabéticos, onde apenas 12% teve insuficiência cardíaca.

O Dr. Horng Chen, cardiologista da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, e autor especialista do estudo, refere que “a mensagem mais importante a reter é que a diabetes mellitus por si só é um fator de risco independente para o início da insuficiência cardíaca”, acrescentando ainda que “esperamos que este estudo sirva como uma base sólida para investigar melhor a diabetes e a insuficiência cardíaca, uma vez que ainda há muito para conhecer e estudar sobre essa relação”.

Consulte o estudo original aqui.