Investigação de Prof.ª Doutora Cristina Gavina vence Bolsa AKIRA 2024: "Um orgulho imenso"

Investigação de Prof.ª Doutora Cristina Gavina vence Bolsa AKIRA 2024: “Um orgulho imenso”


publicado em Notícias

09/10/2024


A interconexão entre a dislipidemia, o risco cardiovascular e a doença renal crónica foram a base do trabalho de investigação assinado pela Prof.ª Doutora Cristina Gavina, diretora do Serviço de Cardiologia da ULS de Matosinhos, e reconhecido pela Bolsa de investigação AKIRA 2024, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), em conjunto com a Daiichi Sankyo Portugal.

A cerimónia, decorrida na passada quinta-feira, 26 de setembro, contou com a presença do Dr. João Sequeira Duarte, em representação da SPA, e Dr.ª Carla Teixeira, Medical Advisor no Departamento Médico da companhia. Em vídeo, os especialistas salientam o impacto do estudo e da bolsa para a evolução dos cuidados de saúde.

“Faltava uma caracterização daquilo que é o impacto do tratamento adequado, nomeadamente num grupo de muito risco, os doentes pós-síndrome coronário agudo”, começa por afirmar a cardiologista, explicando que o estudo procurou preencher essa lacuna, oferecendo uma nova perspetiva sobre o tratamento de uma população particularmente vulnerável.

Por sua vez, o Dr. João Sequeira Duarte, em discurso durante a cerimónia, elogiou a estrutura e o potencial do projeto vencedor. “O prémio vai permitir conhecer a realidade com um projeto bem estruturado que nos dá garantias de ser levado a ‘bom porto’,” afirmou, destacando a relevância da investigação para a prática clínica futura.

A Dr.ª Carla Teixeira, reiterou o compromisso da companhia com a investigação científica, sublinhando o objetivo de apoiar estudos que “desafiem o status quo”. “Queremos dar lugar a investigadores externos que pretendam desenvolver as suas próprias linhas de investigação,” garantiu, reforçando o papel de parcerias que promovam avanços na ciência.