Nota de pesar – Prof. Doutor Polybio Serra e Silva
publicado em Notícias
15/10/2022
É com profundo pesar que Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA se despede do seu fundador e primeiro presidente, o Prof. Doutor Polybio Serra e Silva.
Nascido em Penacova a 20 de maio de 1928, foi viver para Coimbra com apenas 5 anos.
Enquanto estudante da Universidade de Coimbra, foi Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Presidente da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC), Presidente da Comissão Central da Queima das Fitas e membro de um grupo de fados e guitarradas.
Licenciou-se com média de 18 valores na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1957, e ali também se doutorou em 1973. Fez a agregação em 1980 e em 1990 ascendendo a Catedrático.
Fundou, Em 1975, a Consulta Externa de Profilaxia da Aterosclerose e das Dislipidemias dos HUC e foi nomeado Diretor dos Serviços de Medicina II dos Hospitais da Universidade da Coimbra em 1976, ocupando este lugar e o de Professor Catedrático até à sua jubilação, a 20 de maio de 1998.
Membro do “Lipid Council”, foi também Membro Fundador do “Fórum Atheros”, embrião da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, do qual foi fundador e primeiro presidente e atualmente presidente honorário.
Presidiu e organizou dez Jornadas Internacionais de Aterosclerose, as primeiras Jornadas Latinas de Aterosclerose, a segunda Reunião Luso-italiana de Cardiologia Preventiva, o segundo e o quinto Congressos da SPA, onze Jornadas de Doenças Cardiovasculares e Aterosclerose da Região Centro Para Clínicos Gerais, sete Jornadas Científicas da Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia, seis Cursos de Lípidos e diversos Simpósios Satélite.
Foi autor ou coautor de mais de duzentos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Em 2013 foi galardoado, pelo Ministério da Saúde, com a Medalha de Serviços Distintos,”Grau “Ouro”. Em 2014, recebeu a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos. Em 2017 recebeu o Prémio “Nunes Correa Verdades de Faria”, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Em 2019 foi laureado pela Fundação portuguesa de Cardiologia e distinguido pela Word Heart Federation como “Herói do Coração”.
A SPA há vários anos deliberou distribuir o valioso contributo do Prof. Doutor Polybio Serra e Silva na promoção da saúde vascular em Portugal, atribuindo o seu nome à conferência principal do seu Congresso Anual. A Conferência Polybio Serra e Silva irá seguramente continuar a lembrar aos vindouros o papel pioneiro e relevante deste distinto e estimado fundador da SPA.
A SPA lamenta esta perda apresentando as condolências à sua família, comprometendo-se a continuar a enaltecer o seu legado.