Novas recomendações europeias para o tratamento das dislipidemias
publicado em Notícias
11/09/2025
A Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), em conjunto com a Sociedade Europeia de Aterosclerose (EAS), publicou a “2025 Focused Update of the 2019 ESC/EAS Guidelines for the management of dyslipidaemias”. O documento incorpora os avanços científicos mais relevantes publicados até 31 de março de 2025.
Entre as principais novidades, destaca-se a valorização do papel da lipoproteína(a), as opções terapêuticas mais recentes para a redução do colesterol LDL e a revisão dos critérios de estratificação do risco cardiovascular. Foram igualmente incluídas recomendações atualizadas sobre o manuseamento de triglicéridos e sobre a utilização de nutracêuticos.
Com esta atualização, as sociedades científicas sublinham a necessidade de uma estratégia mais precisa e adaptada a cada doente, integrando dados clínicos, laboratoriais e genéticos. O objetivo é otimizar a prevenção e o tratamento das dislipidemias, potenciando a eficácia das intervenções farmacológicas e das medidas de estilo de vida.
Saiba mais aqui.