Novos dados do Latino
publicado em Notícias
20/10/2024
Foram publicados recentemente novos dados do Latino, um estudo observacional, realizado na ULS de Matosinhos, iniciativa da Novartis e da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose. Desta vez, foram publicados na Health Economics Review dados sobre a utilização de recursos de saúde e os custos estratificados por categorias de risco para a doença cardiovascular (DCV). Avaliaram-se os utentes com quarenta ou mais anos e pelo menos uma consulta em cuidados de saúde primários (CSP) entre 2017 e 2021. As categorias de risco de DCV foram determinadas com base nas recomendações da Sociedade Europeia de Cardiologia.
Recolheram-se informações sobre dados hospitalares (internamentos, consultas, urgências) e consultas em CSP. Os custos diretos totais por paciente foram calculados com base no preço de referência da legislação portuguesa para os grupos de diagnóstico homogéneo (GDH).
Cerca de um terço dos episódios corresponderam a episódios hospitalares e 2/3 a consultas dos CSP. Cerca de metade dos doentes foram classificados como tendo risco elevado ou muito elevado de DCV. A análise de 3 122 695 episódios revelou custos consistentemente mais elevados para os doentes de risco muito elevado, com impacto sobretudo pelos episódios de internamento ao longo dos cinco anos. Este custo foi mais elevado no grupo de doentes com doença cardiovascular estabelecida. Nos doentes de risco baixo e intermédio o custo maioritário deveu-se a consultas nos cuidados de saúde primários.
Salientamos que apesar de os doentes de muito alto risco representarem poucos episódios, são os responsáveis pelo maior custo global. Uma deteção precoce e um correto controlo dos fatores de risco em CSP nos doentes com risco baixo ou intermédio poderá evitar custos futuros referentes a hospitalizações.
Ref: Gavina C, Borges A, Afonso-Silva M, Fortuna I, Canelas-Pais M, Amaral R, Costa I, Seabra D, Araújo F, Taveira-Gomes T. Patients’ health care resources utilization and costs estimation across cardiovascular risk categories: insights from the LATINO study. Health Econ Rev. 2024 Sep 12;14(1):73. doi: 10.1186/s13561-024-00550-2. PMID: 39264520; PMCID: PMC11395856.
Dr. Francisco Araújo
Presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose