SPA e FH Portugal comemoram Dia Mundial do Colesterol Hereditário ou Hipercolesterolémia Familiar
publicado em Notícias
23/09/2015
A 24 de setembro assinala-se o Dia Mundial do Colesterol Hereditário ou Hipercolesterolémia Familiar (FH), uma doença que se transmite de pais para 50 % dos filhos, em que os valores de colesterol e LDL-C (o mau colesterol) estão muito elevados desde a infância, depositando-se nas artérias e tendões e contribuindo para o processo da aterosclerose nos jovens.
Divulgar, informar, procurar, diagnosticar, identificar as famílias em risco, e prevenir a aterosclerose prematura desde a infância é o principal objetivo da iniciativa que, em Portugal, marca este dia.
Por outro lado, pretende-se também saber quantos indivíduos com LDL patológico existem no País para iniciar a procura dos doentes e prevenir nos familiares em risco. O terceiro objetivo passa por saber quais são os médicos especialistas envolvidos na FH e criar equipas multidisciplinares.
A Sociedade Europeia de Aterosclerose (EAS) constituiu um grupo de trabalho com as Sociedades de Aterosclerose de vários países e as Associações de doentes, The EAS-FH Studies Collaboration (FHSC). Portugal está representado pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e a Associação FH Portugal.
Há também um questionário anónimo e voluntário que poderá ser consultado e preenchido na página da Associação FH Portugal: COLABORE!”
Consulte aqui o cartaz dedicado ao Dia Mundial do Colesterol Hereditário ou Hipercolesterolémia Familiar com a principal informação sobre a iniciativa e os critérios de diagnóstico.