SPA lança Bolsa de Investigação Akira 2022
publicado em Notícias
18/10/2021
A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), com o apoio da Daiichi Sankyo, lançou a “Bolsa de Investigação Akira 2022”, no âmbito do XXVIII Congresso Português de Aterosclerose.
A bolsa, com o valor de 10 mil euros, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de um projeto de investigação na área terapêutica da hipercolesterolemia.
As candidaturas abriram dia 15 de outubro e terminam em abril de 2022, sendo anunciado o vencedor em maio.
Protocolo:
A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) com o patrocínio exclusivo da Daiichi Sankyo, abre concurso para a atribuição, no ano de 2021, da “Bolsa de Investigação AKIRA 21/22”, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de um projeto de investigação subordinado à área terapêutica da hipercolesterolemia em um dos seguintes temas:
1- Estratificação de Risco cardiovascular
2- Intolerância às estatinas
3- Populações com comorbilidades: Doença renal crónica, doenças imuno-mediadas, oncologia, HIV; Fibrilhação auricular
4- Indivíduos activos
5- Demência vascular/perspetiva neurocognitiva
6- Dislipidémia diabética.
O período de vigência do presente Protocolo é aquele que medeia entre a assinatura e a atribuição da Bolsa de Investigação AKIRA 21/22.
A mesma terá a seguinte calendarização:
- lançamento em outubro de 2021
- termino da entrega das candidaturas em 31 de abril 2022
- avaliação e atribuição do vencedor em maio de 2022
- início do projeto em junho de 2022
- termino em junho de 2023, podendo ser concedido um prazo máximo de extensão até dezembro de 2023.
Normas:
I. Acordo da instituição a que pertence e respetiva hierarquia e demais autorizações necessárias em vigor
II. Proposta de projeto de investigação – esta proposta deverá conter um resumo do projeto,
com uma dimensão máxima de 3 páginas A4 preenchidas (letra arial 11) de acordo com a seguinte estrutura:
(a) Introdução
(b) Racional e objetivos
(c) Métodos de investigação
(d) Logística e orçamento
(e) Planeamento com calendarização
(f) Nome dos autores: Investigador(es) principal(ais) e Co-investigadores e responsável pelo projeto da(s) instituição(ões)
8. As candidaturas devem ser enviadas por email, para spageral@mail.telepac.pt e devem sempre confirmar a boa receção da mesma.
9. Os investigadores comprometem-se a entregar ao Comité Científico um relatório intermédio e um relatório final em datas a acordar consoante calendarização prevista. A duração do projeto será de um ano incluindo o relatório final que terá o formato de artigo científico.
10. A gestão da verba será da inteira responsabilidade do investigador principal e ocorrerá em duas frações iguais. A entrega do montante referente à 2ª fração será sujeita a apreciação, pelo Comité Científico, de relatório intermédio e obrigatoriedade de apresentação pública do trabalho num congresso da área e posteriormente ser enviado para publicação numa ou mais revistas da especialidade, indicadas pelo Comité Científico.
11. O Comité Científico é constituído por João Sequeira Duarte que preside, Luciana Couto, Flávio Reis, Diogo Cruz, Manuel Teixeira Veríssimo e Alberto Mello e Silva. Se a composição for alterada a SPA obriga-se a anunciar publicamente as alterações num prazo de 5 dias.
12. A Bolsa será atribuída ao projeto eleito pelo Comité Científico e esta decisão não terá recurso.
13. As publicações ou comunicações científicas resultantes dos resultados obtidos no desenvolvimento do projeto (segundo as nomes editoriais e éticas aplicáveis), são da exclusiva responsabilidade dos autores, sendo imprescindível a menção explícita do subsídio atribuído pela SPA e Daiichi Sankyo e da parceria entre esta Associação, a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e a Daiichi Sankyo para o patrocínio deste projeto.
14. A abertura de concurso da “Bolsa AKIRA 21/22” será anunciada e publicada no site oficial da SPA e em outros meios definidos pela sociedade.